Sistemas de Iluminação

Cada vez mais as preocupações económicas e de sustentabilidade ambiental encontram-se presentes entre os critérios adotados entre as organizações que nos rodeiam, e nós na SPORTSTECH não somo alheios a tal fator onde pretendemos corresponder perante os padrões estipulados na União Europeia EN12193 – no que diz respeito a iluminação em instalações desportivas.
Os Sistemas de Iluminação compostos por Lâmpadas LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz), proporcionam uma enorme economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à sua vida útil extremamente longa, cuja é substancialmente superior às suas equivalentes incandescentes ou uorescentes, garantindo um desempenho de iluminação excelente e confortável devido à mais moderna tecnologia desenvolvida. 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A tecnologia LED permite economizar até 90% na sua fatura de eletricidade, sendo os LED’s muito mais eficientes que qualquer outro sistema de iluminação elétrica.

LONGA VITA ÚTIL
Em termos comparativos, as lâmpadas incandescentes têm uma vida útil de 1.000 horas, uma lâmpada de halogéneo dispõe de uma vida útil entre 2.000 a 4.000 horas de utilização, e uma lâmpada LED oferece uma vida útil de 50.000 horas, atingindo em alguns casos 100.000 horas de funcionamento, sem influência do número de vezes que se ligam e desligam, ou do número de horas de funcionamento em contínuo. Isto poderá permitir manter a mesma lâmpada em operação durante um período de vida entre 10 a 30 anos.

MÁXIMA INTENSIDADE IMEDIATA
Um projetor LED fornece a sua luz máxima instantaneamente a partir do momento que é ligado, enquanto e em termos comparativos, uma luz fluorescente ou de baixo consumo necessitam de algum tempo de aquecimento até atingir a sua capacidade de iluminação máxima.

SEM RADIAÇÕES UV NEM CINTILAÇÕES
Em muitas e diversas ocasiões, o problema das luzes fluorescentes e de baixo consumo em locais de atividade humana é o cintilar da luz, que pode chegar a ser incómodo para um utilizador provocando inclusivamente algum desconforto mediante o período da sua utilização, fazendo-nos optar por luzes de halogéneo ou incandescentes. Com as lâmpadas LED, este problema não existe.

RESISTENTES A GOLPES, VIBRAÇÕES E SOBRETENSÕES
Um sistema de iluminação LED é muito mais resistente a um golpe furtuito por um toque de bola, ou um simples embate por um objeto alheio à prática desportiva, caso de um equipamento outdoor, ao contrário das incandescentes e mesmo das de halogéneo. Também resistem muito melhor às sobrecargas de tensão que se verificam na rede, sem se queimarem devido às características dos seus chip’s LED.

LUMINOSIDADE CONSTANTE
As lâmpadas LED mantêm a sua luminosidade na sua plenitude ao longo de toda a sua vida útil.

BAIXA VOLTAGEM DE OPERAÇÃO
Para efeitos de manutenção e no que diz respeito em termos de segurança para um operador, a tecnologia LED não representa qualquer perigo perante o seu manuseamento.

SEM EMISSÃO DE CALOR
As lâmpadas LED não desperdiçam energia por irradiação de calor como as restantes lâmpadas, sendo como tal, reconhecidas por “luz fria”, permitindo utilizá-las em locais complexos e fechados, nomeadamente em pavilhões e estruturas indoor onde o fator temperatura tenderá a ser mais incomodativo em pequenos espaços, ou em locais onde o consumo de energia com equipamentos de ar condicionado e extração de calor é elevado.

ECOLÓGICAS
Além de reduzir consideravelmente as emissões de CO2 provocadas pela iluminação, as lâmpadas LED não contêm tungsténio como as lâmpadas convencionais, nem mercúrio, tal como as lâmpadas fluorescentes e as de baixo consumo.